De uma forma geral, 2023 traz a a esperança de recuperação econômica, principalmente, depois de todos os acontecimentos que marcaram o ano anterior.
Assim, é consenso entre analistas que as melhores ações para comprar hoje são as que possuem potencial de crescimento mesmo diante de um contexto desafiador.
Para que você entenda exatamente quais são as melhores ações para comprar hoje, vamos separar de acordo com objetivos.
Vamos apresentar algumas alternativas entre as melhores empresas para investir na Bolsa de Valores para quem deseja investir pensando no longo prazo, outras no curto prazo e ainda algumas alternativas para quem deseja investir em ações em baixa.
Essa divisão dá força a um outro consenso do mercado: não existe fórmula mágica. Novamente, o melhor investimento sempre está embasado em dados concretos e atualizados e também está relacionado ao seu objetivo e planejamento. Por isso, é sempre importante buscar conteúdo e conhecimento sobre o mercado.
Ver aulas grátis
Quais ações comprar hoje e investir nas melhores empresas para o longo prazo?
Para começarmos, vamos apresentar algumas boas alternativas entre as melhores empresas para investir quando o seu objetivo é saber qual ação comprar hoje pensando no longo prazo.
É preciso dizer que quando falamos em investimento de longo prazo estamos falando de empresas que possuem um bom potencial de crescimento para os próximos meses/anos ou de companhias já maduras com boa distribuição de dividendos.
Veja 3 ações para comprar hoje pensando no longo prazo:
1. VALE3 (Vale)
Considerada uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale tem uma ampla operação internacional, através das suas quatro linhas de negócios: mineração, logística, energia e siderurgia. Essa presença global, alinhada à manutenção de operações de extração em vários continentes, permite a redução do risco geográfico.
Um ponto que merece atenção é a volatilidade dos preços internacionais do minério de ferro, que sofrem grandes oscilações com decisões da China, principal país importador da commodity.
Ainda assim, a Vale possui vantagem competitiva no seu produto, que tem maior pureza frente aos demais concorrentes.
Isso permite que a empresa negocie o minério com certo prêmio, impactando positivamente a sua receita.
Nossos Analistas consideram que a Vale apresenta estrutura operacional, capacidade de gestão de custos e poder de negociação que a colocam em uma posição privilegiada para usufruir deste cenário.
As expectativas positivas para o afrouxamento das restrições por Covid na China e das políticas econômicas expansionistas no país podem contribuir para a elevação nos preços do minério de ferro e, assim, contribuir para maior impacto em receitas futuras da Vale.
Em conjunto, os preços atuais da empresa seguem muito atrativos, dado o seu histórico e o valuation de seus pares internacionais. A possibilidade de IPO do segmento de Metais Básicos é outro fator que pode gerar valor aos acionistas da empresa no futuro.
2. JBSS3 (JBS)
A resiliência do setor alimentício segue impactando positivamente a JBS, sendo possível observar o crescente aumento da demanda mundial por proteínas. A diversificação geográfica de receitas, aliada a um grande mix de produtos, são importantes vantagens competitivas nesta indústria.
Os resultados recentes têm sido crescentes, com recorde de receita líquida e volumosos pagamentos em dividendos.
Os Analistas da Toro consideram que a empresa manterá a sua posição de destaque em 2023, além de múltiplos bem posicionados no setor. A operação americana deve continuar entregando fortes resultados, com destaque para a atuação da Pilgrim ‘s Pride.
A grande geração de caixa, eficiente alocação de capital em aquisições, diversificação do mix de produtos e a classificação positiva da JBS por agências de risco colocam a JBS como uma grande oportunidade de investimento para o longo prazo.
3. WEGE3 (Weg)
A Weg apresenta uma gestão operacional robusta, com ganhos de eficiência e de lucros consistentes ao longo dos últimos anos. Sua boa diversificação, com plantas em outros continentes, também é um diferencial, uma vez que possibilita absorver ganhos de produtividade e logística decorrentes da integração às cadeias globais de produção.
As vendas no exterior correspondem à grande parte da receita da Weg, permitindo que ela se beneficie da cotação do dólar em patamares elevados.
Os Analistas da Toro chamam a atenção também para a inserção da empresa no segmento de energias renováveis, com destaque para a produção de equipamentos que atendem à geração de energia solar e eólica.
A sólida posição de caixa líquido também abre espaço para novas aquisições em setores estratégicos, permitindo crescimento mesmo em um eventual caso de estagnação da receita.
Atualmente, observa-se grande pressão sobre as cadeias globais de suprimentos. Entretanto, a verticalização do processo produtivo da Weg permite amenizar esses gargalos frente às concorrentes e gerar a possibilidade de ganho marginal em sua fatia de mercado.
Apesar da recente valorização, a equipe de Análise da Toro acredita que as ações podem se valorizar ainda mais e continuar entregando excelentes resultados operacionais no longo prazo.