Investimentos financeiros são aqueles quando você aplica dinheiro em ativos financeiros, isto é, aqueles ativos não-físicos e não-intangíveis que estabelecem uma relação contratual entre o investidor e uma instituição por uma riqueza ou privilégio de receber um valor corrigido por juros.
Você conhece quais são as possibilidades de investimentos financeiros no mercado de capitais brasileiro? Essa parece uma pergunta carregada de jargão econômico, não é mesmo? O desconhecimento e a educação financeira insuficiente são barreiras que ainda separam muitas pessoas do mundo dos investimentos e da acumulação de patrimônio.
Segundo dados da Anbima, apenas 9% dos brasileiros aplicaram em algum produto financeiro e 42%, ou seja, menos da metade tinha algum dinheiro guardado.
A pesquisa de 2018 ainda revelou que, entre aqueles que realizam investimentos em produtos financeiros, 54% buscaram a segurança financeira como objetivo principal, isto é, encaram o assunto como uma reserva para o futuro incerto.
Embora a maioria dos investidores ainda busca a segurança da poupança por desconhecimento das possibilidades, o perfil dos investimentos financeiros que as pessoas realizaram nos últimos anos começa a indicar uma mudança de tendência.
Basta analisar o número de CPFs cadastrados em nível recorde Bolsa de Valores − mais de 3 milhões − e de investidores também pessoas físicas nos Fundos Imobiliários − alcançando os 2 milhões. Tais números são atribuídos principalmente às reduções históricas na taxa de juros que tornaram a Renda Fixa menos atrativa.
Portanto, a característica do investidor brasileiro está mudando e ainda há muito espaço para crescimento. Porém, será que eles realmente sabem quais são todas as possibilidades de investimentos financeiros disponíveis e o que esse conceito de fato significa? É isso que vamos abordar hoje.
No decorrer desse artigo, você vai descobrir:
- O que é um investimento financeiro.
- As diferenças entre investir, aplicar, economizar e apostar.
- O que são ativos financeiros.
- Quais são os principais investimentos financeiros.
- Como começar a investir no mercado financeiro.
Agora que os conceitos estão bem sólidos na sua mente, vamos explorar as opções do mercado para você conhecer os melhores investimentos financeiros:
1. Investimentos financeiros em Renda Fixa
Primeiramente, os investimentos financeiros podem ser do tipo Renda Fixa, isto é, com uma remuneração determinada previamente em contrato ao realizar o investimento. Então, o investidor já sabe, quando realiza a aplicação, quanto vai receber ao final do prazo combinado. Alguns exemplos são:
- Certificados de Depósito Bancário (CDBs).
- Títulos do Tesouro Direto.
- Letras de Crédito (LCI e LCA).
- Debêntures.
- Fundos de Investimentos de Renda Fixa.
- Carteiras digitais atreladas ao CDI.
Assim sendo, esses ativos financeiros estabelecem uma relação contratual entre o investidor e uma instituição para o direito de receber o valor da aplicação inicial mais a remuneração pela taxa de juros do investimento ao final do período.
Para terminar, confira um vídeo especial e curtinho e veja como é simples investir em Renda Fixa pela Toro Investimentos
Calcule grátis e aproveite
2. Investimentos financeiros em Renda Variável
Ademais, os investimentos financeiros também podem ser de renda variável. Em outros termos, seu valor se altera todos os dias, conforme os mais investidores queiram comprar ou vender tais ativos. Vamos aos exemplos:
- Ações de empresas.
- Cotas de Fundos Imobiliários.
- ETFs.
- Câmbio e criptomoedas.
- Contratos futuros.
- Contratos de derivativos.
- Fundos de Investimento Multimercados.
- Fundos de Ações.
Portanto, como dissemos, nesses ativos financeiros a cotação se altera conforme as leis da oferta e da procura e, por isso, são chamados de renda variável. Contudo, também podem ser recomendados para todos os tipos de investidores, de acordo com o seu apetite pelo risco.